Proposta de fusão das Comunidades Intermunicipais “não faz sentido”

Os comentadores do programa Praça do Município discordam da fusão entre as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Cávado, Ave e Alto Minho que vem sendo defendida pela Associação Empresarial do Minho (AEMinho).

O assunto foi abordado no debate político desta semana, na RUM. Carlos Neves reconhece o objetivo da AEMinho, mas considera um “exagero” denominar esta eventual congregação uma área metropolitana. “Chamar a isto uma área metropolitana é um exagero de linguagem”, aponta. Referindo, no entanto, que o desafio e a discussão “é pertinente”, Neves sugere que uma regionalização de NUTS II permitiria uma “melhor governação”, ao contrário de “uma fusão de uma mega região NUTS III, como seria esta região do Minho com alguns problemas que ainda não estão resolvidos ao nível até das próprias CIM atuais”.

Jorge Cruz entende o estreitamento de colaboração entre as comunidades intermunicipais, mas partilha da opinião de Carlos Neves. Além disso, para o comentador, a Associação Empresarial do Minho está a provocar uma discussão que “deve ser feita”. “Há outros caminhos que podem ser preparados para que, quando houver condições para avançar com a regionalização, estarmos logo no primeiro lugar. É muito importante que se façam estas discussões, que se saiba o que se quer”, sublinha.

João Granja assinala que esta pretensão da Associação Empresarial do Minho reafirma a convicção de que vivemos num país centralista, mas a lógica de fusão das três CIM “não faz sentido”. Alertando que “uma super CIM não é uma área metropolitana”, Granja admite que a responsabilidade “está nos atores políticos”, apesar de entender o ponto de vista dos patrões. “Têm uma opinião respeitável, mas um projeto político desta envergadura é muito mais do que a lógica de se juntarem para reivindicar recursos”, argumenta.

Recorde-se que os presidentes das três comunidades intermunicipais também apresentam reservas quanto ao tema que tem sido levantado pelo líder da Associação Empresarial do Minho.

O programa Praça do Município tem reposição marcada para esta segunda-feira, depois das 20h00.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv