9ª Race Party junta mais de 300 participantes de cinco universidades

Mais de 300 estudantes de cinco universidades portuguesas vão participar na 9ª edição da Race Party.

A iniciativa, que terá lugar esta quarta-feira, na nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, é organizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica e pelo Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS) da Escola de Engenharia da UMinho. As provas arrancam pelas 12h00.

À RUM, o coordenador da iniciativa, Paulo Flores, frisa a importância deste evento no sentido de trabalhar competências ao nível das “soluções criativas e rapidez, de modo a conseguirem os melhores resultados”. As preocupações ambientais não são descartadas neste evento, os alunos devem encontrar novas formas de utilizar os resíduos que provocaram na criação do minicarro.

A maioria dos participantes são de cursos de engenharia mecânica, polímeros, biomédica, mas também de mecatrónica.

Para além do design, os miniveículos serão postos à prova numa competição surpresa e na derradeira prova de velocidade em 5 metros, sendo que o desafio será bater o recorde estipulado há quatro anos de 1,78 segundos.

“Os alunos no início do semestre formaram equipas de cinco elementos e depois foram desenvolvendo e apresentando resultados intermédios. Quanto a prémios, temos aqui uma grande diversidade, temos galardões para os carros mais rápidos, para os mais bonitos e depois temos uma prova surpresa. A equipa que quebrar o recorde de velocidade tem um prémio de 500 euros”, revela.

A Race Party é, segundo a organização, o maior evento do género da Europa. As provas arrancam pelas 12h00 e terminam com a cerimónia de entrega de prémios pelas 16h15.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv