UMinho. “Esperamos poder beneficiar da vossa experiência e saber”

Dava Newman e José Ramos são os novos Doutor Honoris Causa da Universidade do Minho.

A Universidade do Minho deu as boas-vindas aos mais recentes membros da comunidade académica. Dava Newman e José Ramos juntam-se ao restrito grupo de 19 personalidades que receberam as insígnias de Doutor Honoris Causa.

Dois percursos distintos separados pelo Atlântico, mas que servem de inspiração principalmente para as gerações mais jovens.

Para o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, este é um momento de “grande significado”, visto que as duas personalidades escolhidas pela academia para receberem esta distinção destacaram-se “largamente nos domínios da atividade empresarial, investigação e tecnologia”.

“Esperamos poder beneficiar todos da vossa experiência e saber. Esta é hoje, mais do que era ontem, a vossa casa”, conclui o responsável máximo da instituição de ensino superior minhota.  

Dava Newman, uma mulher marcante na Engenharia Aeroespacial

Professora do Programa Apollo, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e membro do corpo docente da Harvard-MIT Health, é também colaboradora do MacVicar Faculty, e reconhecida cientista. Dava Newman foi a primeira mulher a chegar ao cargo de administradora adjunta da NASA. No currículo, destaca-se o desenvolvimento de um inovador fato espacial, o BioSuit, que permite que a pressão esteja diretamente sobre a pele do astronauta, o que proporciona maior mobilidade.

Atualmente é diretora do MIT Media Lab e professora no MIT, sendo que entre 2011-2015 e 2018-2021 desempenhou o cargo de diretora do MIT Portugal. Período em que colaborou por diversas ocasiões com a Universidade do Minho que hoje acolhe a sede do MIT Portugal.

No seu discurso à comunidade académica, Dava Newman fez sobretudo um balanço deste programa que apelidou de “verdadeiramente internacional” e que “serve de modelo na interseção de pós-graduação, pesquisa, inovação e empreendedorismo”.

“Nós conseguimos atrair alunos das principais escolas da Europa, Ásia e Américas. Temos 161 projetos de pesquisa colaborativa, um total de 14 mil publicações verificadas por pares e mais de 300 universidades envolvidas”, elenca. O programa já permitiu que 26% os estudantes escolhessem a carreira de investigador, 12% são docentes, 27% estão ligados à indústria e 5% criaram as suas próprias empresas. O MIT já permitiu a criação de cerca de 50 startups. 

José Ramos, um dos mais inspiradores empresários em Portugal.


Visionário, humanista e empreendedor. Assim é descrito José Ramos. Licenciado em Engenharia Metalúrgica, ajudou a levar o Grupo Salvador Caetano a um outro patamar. Hoje, além de automóveis e autocarros, têm um importante papel no setor da aviação com o desenvolvimento de partes em fibra de carbono para construtoras mundiais. Com os olhos postos no futuro, que é verde, o CEO do grupo garante uma aposta clara no hidrogénio e na utilização de energias limpas quer na fábrica quer nos concecionários Salvador Caetano.

Num discurso emotivo, José Ramos agradeceu não só à família como a todos os funcionários que são seus companheiros nesta viagem. Um percurso que tem sido orientado por três pilares essenciais: pessoas, partilha e paixão.

“Tudo começa pelas pessoas, mas só com a partilha e paixão de cada uma delas é possível transformar, progredir e gerar valores acrescentado. Seja nas empresas sejam num contexto de aprendizagem”, frisa. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv