Imposição de insígnias e missa de finalistas mudam de local devido à previsão de chuva

A imposição de insígnias para os estudantes da Universidade do Minho vai decorrer no Pavilhão Desportivo de Azurém e no Altice Forum Braga, local que também acolhe a missa de finalistas. As alterações foram anunciadas esta sexta-feira, um dia antes das cerimónias, por causa das condições atmosféricas.
Em declarações à RUM, a presidente da Associação Académica da Universidade do Minho explica que “a meteorologia não é favorável, com probabilidade de chuva entre os 80% e os 100%”, e que, por isso, “não fazia sentido correr o risco” e realizar os eventos ao ar livre.
Para os alunos que estudam em Guimarães, a imposição de insígnias, inicialmente prevista para os Jardins da Lola, mantém-se às 9h30, sendo que há adaptações horárias para quem frequenta cursos em Braga. Em vez de se dividir os finalistas em dois turnos – às 9h30, no Parque da Ponte, e às 14h, no Santuário do Sameiro -, o evento arranca às 9h e acontece no mesmo sítio. O Pavilhão Desportivo de Gualtar, que já acolheu a iniciativa no passado, não estava disponível.
No entanto, assinala Margarida Isaías, os cursos vão ser chamados “de forma faseada”. “Por exemplo, os primeiros cursos devem chegar a uma certa hora [09h00], os seguintes noutro horário e assim sucessivamente. Isto é para não obrigarmos os estudantes a ficarem duas ou três horas à espera pela sua vez”, desenvolve.
A missa, que acontece no mesmo local para os alunos que estudam em Braga – caindo a hipótese do Santuário do Sameiro -, foi antecipada uma hora, para as 16h30. Esse adiantamento deve-se ao soundcheck relativo aos espetáculos de Slow J e Lon3r Johny, que decorrem à noite, no primeiro dia de concertos do Enterro da Gata 2023.
