Novo edifício de cirurgia em Braga depende da decisão sobre Hospital de Barcelos

O Governo vai apresentar uma decisão final sobre o novo Hospital de Barcelos até outubro e dessa decisão depende também a construção do edifício para a cirurgia de ambulatório no Hospital de Braga, que está neste momento a ser avaliado pelo ministério Saúde. A informação foi avançada à RUM por fonte do ministério tutelado por Manuel Pizarro.
Na resposta enviada à Universitária, o ministério explica que “o trabalho técnico de definição do perfil funcional e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos está em curso, esperando o Ministério da Saúde receber o relatório durante o mês de junho”.
Em Braga, a construção do novo edifício, diz o Governo, “não pode deixar de ter em conta o conjunto de investimentos que se venham a realizar na região”, sendo que o “dimensionamento deste novo edifício, terá, também, de considerar o perfil funcional do novo Hospital de Barcelos”.
Por falta de instalações, o Hospital de Braga gastou cerca de 14 milhões de euros para realizar operações em hospitais privados e, dessa forma, dar resposta à lista de espera para cirurgia, que conta ainda com 12 mil doentes. À RUM, o ministério da Saúde diz considerar “positivo que o Hospital de Braga tenha recorrido a blocos operatórios no exterior para responder às pessoas que aguardam intervenção cirúrgica”.
