Braga acima da média nacional na concretização dos ODS

O município de Braga está acima da taxa nacional na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A autarquia apresentou, esta quarta-feira, o Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta que reflete o desempenho da Autarquia em relação à Agenda 2030 das Nações Unidas.
No estudo, realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-Local) da Universidade Católica, Braga apresenta uma taxa de execução de 68,8 por cento, acima da média nacional, que é de 63,8%, do Norte (63,6%) e da região do Cávado (65,3%).
Joana Abreu, investigadora e co-autora do projeto, explicou que “mesmo olhando para territórios com características semelhantes, económica e socialmente, Braga continua confortavelmente acima da média desses municípios”. A investigadora frisou ainda que, enquanto a nível nacional “houve uma queda na maior parte dos municípios, devido à pandemia, em Braga não”. “Conseguimos ver aqui alguma resiliência da parte do município”, disse ainda.
Hélder Costa, secretário executivo para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Braga, adiantou ainda que “Braga foi o primeiro município a submeter à ONU o relatório ‘Voluntary Local Review’”. Em causa está um documento que engloba “o acompanhamento e a análise do nível de desenvolvimento com respeito aos ODS a nível local”. “A nível nacional, Braga é considerada uma das melhores cidades na implementação dos ODS”, acrescentou Hélder Costa.
Da responsabilidade do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião CESOP-Local, da Universidade Católica, o Índice de Sustentabilidade Municipal decorre em parceria com 22 municípios, medindo a concretização, a nível local, dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável Municipal.
O Índice de Sustentabilidade CESOP-Local procura refletir o nível de concretização da sustentabilidade de cada município do país. É composto por indicadores e objetivos que traduzem os 17 objetivos e as 169 metas constantes da Agenda 2030.
