Proposta da CDU para criação de um passe social intermodal aprovada em Braga, Famalicão e Fafe

Os eleitos da CDU apresentaram nas assembleias municipais a proposta relativa a um Passe Social Intermodal, que foi aprovada em Braga, Vila Nova de Famalicão e Fafe. 

No comunicado enviado às redações, o partido enaltece a “crescente preocupação da população com os problemas ambientais, em que os preços dos combustíveis atingem valores muito altos e se verifica uma perda real de rendimentos da população”, apelando a  “um maior incentivo à utilização dos meios de transportes coletivos”.

Para a CDU, “a criação de um passe intermodal, que permita uma utilização comum dos transportes públicos geridos pelas diferentes operadoras, é uma necessidade sentida pela população”. “O exemplo que foi dado nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa com a criação de um passe no valor máximo de 40€ que permite viajar em toda a área metropolitana sem ter de adquirir diferentes passes conforme as operadoras que gerem o serviço, pode e deve ser replicado no nosso distrito”, acrescentam. 


A Assembleias Municipais onde a proposta foi aprovada vão enviar à CIM do Ave, à CIM do Cávado, à Área Metropolitana do Porto, às Câmaras e Assembleias Municipais do distrito de Braga, ao ministro do Ambiente e da Transição Climática e ao primeiro-ministro, um apelo para a criação de um passe social intermodal nesta região, “um único título intermodal de transporte, com mais oferta, mais qualidade, segurança e fiabilidade dos transportes, à semelhança que já hoje acontece nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”.


“Considerando o elevado número de viagens os concelhos da região de Braga e o distrito do Porto, é fundamental que as soluções de tarifário a adoptar, para além de servir os territórios correspondente às CIM do Cávado e CIM Ave, abranjam também a Área Metropolitana do Porto”, apontam ainda. 

Em Guimarães o assunto ainda será debatido. A aprovação nas restantes assembleias, refere a CDU, “reveste-se de uma grande importância e reforça a necessidade de o Governo de maioria absoluta do PS e os autarcas do PSD e do PS que dirigem as CIM do Cávado e do Ave assumirem as suas responsabilidades políticas e concretizarem o passe social intermodal na região”.


“A aprovação da proposta da CDU confronta os respectivos presidentes das câmaras municipais e das CIM do Cávado e do Ave com o imperativo de se empenharem efectivamente na concretização desta justa reivindicação das populações, mudando a postura passiva que lamentavelmente têm mantido ao longo do tempo”, finalizam.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv