Santos Simões “é exemplo do que deve ser a participação política de um cidadão na comunidade”

As palavras foram ditas pelo presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, José João Torrinha, na sessão solene comemorativa do 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, realizada esta terça-feira no Teatro Jordão.

O presidente da Assembleia Municipal de Guimarães apontou Joaquim Santos Simões, professor, ativista, diretor de várias associações vimaranenses e um entusiasta pelas artes e cultura, como um “exemplo do que pode e deve ser a participação política de um cidadão na sua comunidade”.

As palavras foram ditas por José João Torrinha, na sessão solene comemorativa do 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, realizada esta terça-feira no Teatro Jordão.

Num ano em que se evoca o centenário do nascimento de Santos Simões, o presidente da Assembleia Municipal aponta-o como “um exemplo maior” da participação “política com a consciência clara de que ela vai muito além das paredes das sedes dos partidos”.

Em 1968, Santos Simões foi preso pela PIDE e foi expulso do ensino devido à sua militância contra o Estado Novo. No pós-25 de Abril, é reintegrado no ensino oficial e participou ativamente na criação do Partido Movimento Democrático Português (MDP/CDE). Nesse sentido, Torrinha lembrou que Santos Simões “arriscou tudo na defesa da democracia”.

Para o responsável político, “vivemos hoje tempos em que a palavra política virou palavrão e em que a palavra partido se assemelha a coisa malvista”. “E isto, é muito mau”, acrescentou.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv