Conferência internacional e homenagem a Salgado Zenha em destaque nas comemorações do 25 de abril

O programa das comemorações dos 49 anos do 25 de abril da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga arrancou, esta quinta-feira, na Livraria Centésima Página, com a inauguração da exposição das duas coleções de livros editados pelo Jornal Público sobre a censura em Portugal.
Na cerimónia, Paulo Sousa, coordenador da comissão, destacou a importância de recordar o passado através das obras agora publicadas, sublinhando que “é nos livros que reside muitas dessas memórias”. “Nada como começar com uma exposição de livros para que as pessoas possam perceber quem foram esses autores, o que é que escreveram e como foi a atuação da polícia política que censurava as obras através do lápis azul, como acontecia também com a imprensa”, afirma.
Conferência internacional e homenagem a Salgado Zenha em destaque
Paulo Sousa fala de uma “programação vasta de homenagem a todas e a todos os democratas que estiveram na oposição ao Estado Novo, no distrito de Braga”.
O programa prossegue no dia 24 de abril, segunda-feira, pelas 18h00, na Associação Empresarial de Braga, com “um dos momentos mais importantes”, a conferência internacional ‘A Resistência Comparada’. Além de Manuel Sarmento, professor associado com agregação da Universidade do Minho e membro da comissão, a iniciativa vai reunir oradores de diferentes países, nomeadamente de Espanha, Grécia, Brasil, Chile e Argentina. “Vamos ter a possibilidade de ouvir os testemunhos das pessoas que viveram na resistência, nas respetivas ditaduras”, aponta.
No dia 25 de abril, pelas 11h00, a Junta de Freguesia de S. Vicente inaugura a exposição de José Delgado Fernandes sobre ‘Os dias de Abril’.
No dia seguinte, 26 de abril, pelas 17h30, a comissão assina mais um conjunto de protocolos com instituições e associações locais, como Theatro Circo, Encontros de Imagem ou Sociedade Martins Sarmento. Mais tarde, pelas 19h00, na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Santiago Compostela, a comissão estará na Faculdade de Ciências Políticas, da Universidade de Santiago de Compostela, representada pelo Professor Lopes Cordeiro que falará sobre o 25 de Abril com o tema: “25 de Abril-Golpe de Estado ou Revolução?”.
No dia 2 de maio, o programa de comemorações continua com o segundo momento que Paulo Sousa destaca, a homenagem a Salgado Zenha, a propósito do centenário do seu nascimento. O dia inicia com inauguração de placa evocativa pela Câmara Municipal de Braga, no Largo da Senhora-a-Branca, onde nasceu Salgado Zenha, às 14h00. Pelas 18h30, haverá uma cerimónia na Escola de Direito da Universidade do Minho e às 21h30, uma sessão solene na Assembleia Municipal de Braga.
O coordenador da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga destaca ainda “o trabalho unânime entre os partidos políticos com assento à Assembleia Municipal nesta decisão de homenagear Salgado Zenha”.
No dia 25 de maio, pelas 18h00, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, acolhe a conferência ‘Diálogos com a Democracia’.
“É essencial para que a memória não se perca”
Paulo Sousa ressalta também a “relação intergeracional do projeto”, elaborado pelos irmãos mais novos do 25 de abril e pelos filhos e netos da democracia. “É um trabalho que nasce de baixo para cima, dos mais novos para os mais velhos, e que é essencial para que a memória não se perca e possa ser transmitida às novas gerações, para que tenham a noção do valor da democracia”, complementa.
