Cáritas e Centro Luso-Ucraniano promovem angariação de bens 

"Somos Ucrânia" é o nome da campanha que decorre até 30 de abril. Entidades pedem ajuda à população para enviar bens essenciais para as populações mais afetadas da Ucrânia.

A Cáritas Arquidiocesana de Braga e o UPE – Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano estão a angaria bens essenciais para ajudar as populações mais afetadas da Ucrânia.

A campanha “Somos Ucrânia” decorrerá até ao dia 30 de abril e estão a ser pedidos alimentos não perecíveis, como enlatados, massas, arroz, bolachas, batatas, cereais, chás, leite em pó e outros alimentos para bebés, materiais de limpeza, medicamentos e produtos de higiene.

“Muito gostaríamos de chegar ao final deste mês e poder dizer que Braga não esqueceu a Ucrânia Lançamos o apelo, por isso, para que nos façam chegar os bens para que os possamos encaminhar a quem mais precisa”, apelou o presidente da Cáritas Arquidiocesana, João Nogueira.

Abraão Veloso, presidente do Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, lembrou “o apoio de escolas e do Município de Braga, que ainda assim foi muito pouco para as necessidades”.

“A economia da Ucrânia está destruída e as pessoas vivem da ajuda humanitária, sendo prioritário os medicamentos e os alimentos. Podemos garantir o transporte, temos um empresário de Ovar que leva ajuda recolhida por nós, e temos associações da Ucrânia que nos garante a distribuição dos bens pelas pessoas mais necessitadas”, frisou.

Os donativos podem ser entregues na sede da Cáritas Arquidiocesana, na Rua dos Falcões e nas paróquias, podendo ser obtidas mais informações através dos seguintes contactos: Cáritas Arquidiocesana de Braga 964867983 (iniciativas@caritasbraga. pt) ou UPE- Centro Social e Cultural Luso Ucraniano 962632707 (centro.lusoucr@gmail.com)

Jantar solidário decorre esta sexta-feira na Profitecla e reverte a favor das crianças ucranianas órfãs


Além disso, estão já a ser preparadas mais iniciativas de apoio ao povo ucraniano. A primeira decorre já esta sexta-feira, nas instalações da Profitecla. Trata-se de um jantar solidário, com início às 20h00. O valor das inscrições, que terminam esta quinta-feira, são 30 euros, que revertem para as crianças orfãs na Ucrânia. Abraão Veloso espera chegar às 80 inscrições, sendo que ontem estavam já confirmadas cerca de 60 pessoas.

As inscrições são obrigatórias e terminam durante o dia de hoje, podendo ser efetuadas em bragace@profitecla. pt ou centrolusoucr@ gmail.com. Podem ser obtidas mais informações através dos números 969362327/962632707 (português) ou 967835690 (ucraniano).

Além disso, o Centro Luso-Ucraniano vai participar na Rampa da Falperra, com uma banca para lembrar “que a guerra ainda não acabou”. Em junho, decorre, em Barcelos, um concerto de música sacra.

Braga deverá ser palco de uma exposição de um pintor ucraniano, que contactou a associação para pedir ajuda, uma vez que o seu ateliê foi destruído pelas tropas russas e o artista passa, neste momento, muitas dificuldades. Esta iniciativa terá o apoio da pintora Rosa Vaz.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv