Vereador da Cultura lamenta falta de investimento do Governo no Paço dos Duques

O vereador da Cultura na Câmara de Guimarães lamenta que o Governo não olhe com atenção para o Paço dos Duques de Bragança. O monumento, gerido pela Direção Regional de Cultura do Norte, é um dos mais visitados do país e precisa de obras de preservação urgentes, no valor de 15 milhões de euros.
Em entrevista à RUM, Paulo Lopes Silva lembrou que este é “um equipamento que gera receita para se financiar”. “Há questões de fundo, ligadas à preservação do bem em si, para as quais julgo que o Governo deve olhar com bastante atenção, porque o Paço dos Duques de Bragança mereceria hoje uma intervenção que permitisse conter algumas das situações que lá existem”, acrescentou.
O responsável pela pasta da Cultura vimaranense, aponta a necessidade de rever “as coberturas e de reorganização espacial, que o Paço dos Duques mereceria para valorizar aquele bem enquanto local de visita”.
O Paço dos Duques de Bragança foi o museu mais visitado da Direção Regional de Cultura do Norte em 2022. O museu da cidade de Guimarães recebeu 366.514 pessoas.
