UMinho é palco da apresentação do Plano Nacional de Saúde 2030

A Universidade do Minho será placo da apresentação do Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS) que conta com dois Guias de Comunicação em Saúde. Trata-se, de acordo com a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, da única ferramenta na Europa que é acompanhada de uma componente de comunicação.

A responsável é uma das cinco investigadoras do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho que participou na elaboração quer do PNS quer dos dois guias. Este trabalho teve início em 2019, sendo que foi interrompido devido à pandemia de covid-19.

À RUM, a investigadora explica que o Guia de Boas Práticas “estabelece as bases de comunicação do PNS 2021-2030, apoiando o planeamento estratégico para a saúde sustentável, do nível nacional ao local”.

A sua natureza é operacional e o objetivo é facilitar e otimizar o processo de comunicação, de modo a promover a saúde em Portugal.

Por seu lado, o Guia de Comunicação – Áreas Especializadas pode ser utilizado pelas instituições na “promoção de boas práticas, a título de exemplo, de comunicação organizacional, de crise ou com os órgãos de comunicação social”.

A pandemia de covid-19 veio reforçar a importância de documentos deste género para melhor comunicar a saúde. A ideia passa por simplificar a linguagem e fazer com que a mensagem do PNS chegue quer às entidades de saúde, como aos profissionais e numa última fase aos utentes.

A sessão de apresentação dos Guias de Comunicação em Saúde está prevista para as 15h00, na Galeria do Paço da UMinho. A sessão irá contar com a presença da diretora-geral da saúde, Graça Freitas, que irá revelar as linhas gerais do Plano Nacional de Saúde 2030. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Mil
NO AR Mil A seguir: Livros com RUM (rep.) às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv