Hotéis de Braga com lotação esgotada na Sexta-feira Santa

Crescimento do turismo nacional é cada vez mais vísivel, dizem os operadores.

As expectativas da Associação Empresarial de Braga e do Turismo Porto e Norte, em fevereiro, apontavam para a visita de 100 mil pessoas, durante a Semana Santa, que poderiam criar um impacto económico superior a dez milhões de euros.


A RUM percorreu alguns dos hotéis da cidade e a lotação está esgotada em todos eles, pelo menos para a Sexta-Feira Santa.Os dias fortes, dizem, são entre quarta e sexta-feira, mas há já turistas que prolongam a estadia durante o fim de semana.

O Hotel da Estação, localizado no Largo da Estação, em Maximinos, terá, até domingo, uma lotação média de 85%.

Num outro ponto do centro histórico, o Hotel Senhora-a-Branca, no Largo da Senhora-a-Branca, em S.Victor, já não tem disponibilidade até domingo. Já no Hotel Dona Sofia, no Largo de São João do Souto, a taxa média de ocupação, por estes dias, é de 90%.

Bem no coração da cidade, na Rua dos Capelistas, o Hotel Moon and Sun tem um taxa de lotação acima dos 88% até ao fim de semana, sendo que na sexta-feira todos os quartos estarão ocupados.

Embora as celebrações religiosas se concentrem no centro, os Hotéis do Bom Jesus também beneficiam da época. A ocupação ronda os 65% até quinta-feira, passando para 90% na sexta-feira e sábado.

Ainda que os espanhóis visitem em força a cidade, por esta altura, o crescimento do turismo nacional é cada vez mais visível e em alguns dos hotéis por onde passamos os hospedes serão maioritariamente portugueses.

Quisemos perceber ainda, quanto terão que desembolsar os hospedes para passar uma noite na cidade dos arcebispos, durante o período Pascal. Como na sexta-feira a escolha está já muito limitada, procuramos perceber o custo de uma noite, num quarto de casal, de quinta para sexta-feira. Há reservas para todos os gostos e carteiras, sendo que a mais económica custaria 60 euros e a mais cara 178 euros.

As expectativas da AEB apontam para uma taxa de ocupação de 65%, até quinta-feira. Na sexta-feira e sábado a lotação aproxima-se dos 95%.

Recorde-se que estudos anteriores demonstraram que, antes da pandemia, passavam pela cidade cerca de “60 a 70 mil visitantes”, sendo que destes “20 mil pernoitaram”. “Cada visitante terá realizado uma despesa média de 80 euros, perfazendo um valor total de 5 milhões de euros. Há ainda o impacto indireto, estimando-se impactos gerais entre sete e oito milhões de euros”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv