UMinho cria fórmula que substitui químicos sintéticos em produtos cosméticos e alimentares

A Satisfibre, spin-off da Universidade do Minho, desenvolveu uma fórmula que possibilita a substituição de químicos sintéticos por componentes de origem biológica. Gerados por bactérias, facilitam a mistura de compostos oleosos em água (efeito estabilizante) e a texturização dessas misturas (efeito espessante).

A HydroFibre funciona como aditivo ou ingrediente, permitindo a obtenção de misturas (emulsões) de óleo em água, comuns em cremes cosméticos e molhos alimentares. Em declarações à RUM, o CEO da spinoff, Fernando Dourado, fala de “uma alternativa à celulose vegetal que está no mercado”, assente em “tecnologia ambientalmente sustentável” e a “um preço competitivo”.


A Satisfibre foi submetida a patente em várias regiões do mundo, nomeadamente na Europa, Estados Unidos da América, China e Japão, tendo cativado o interesse de uma empresa multinacional norte-americana, líder na indústria dos hidrocoloides.

O também investigador do Centro de Engenharia Biológica espera que essa aprovação aconteça em breve. “O objetivo é permitir, com um prazo ainda indefinido, a disponibilização de um novo produto para aplicações alimentares e cosméticas, com vantagens no que diz respeito à modificação da textura e das propriedades biológicos dos vários produtos que possam ser preparados com este biopolímero”, explica.

Por outro lado, a componente regulamentar para a aplicação cosmética já foi validada pela União Europeia, aguardando “uma resposta até ao final do ano” para a área alimentar.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Music Hal às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv