RGA. Relatório de atividades e contas 2022 da AAUMinho aprovado por maioria

Os estudantes da Universidade do Minho aprovaram, em sede de Reunião Geral de Alunos, o relatório de atividades e contas de 2022 da Associação Académica da Universidade do Minho. O ponto foi aprovado por maioria, com 54 votos a favor e duas abstenções. A AAUMinho fechou o ano com um saldo positivo que ascende os 115 mil euros.
O anterior presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, deu conta dos principais momentos que envolveram a AAUMinho no ano de 2022, que ficou marcado pela retoma de toda a atividade da estrutura depois da pandemia da covid-19.
O estudante de Direito da instituição de ensino superior minhota destacou o investimento da AAUMinho na reabilitação da sede de Azurém, com várias salas de estudo. “Foi o maior investimento que a AAUMinho fez no seu próprio património”, vincou. A obra custou cerca de 120 mil euros. Duarte Lopes fala num investimento “sensato e uma missão cumprida para a AAUMinho”.
Duarte Lopes destacou ainda o trabalho em torno do projeto para residências universitárias com reuniões frequentes com os municípios de Braga e Guimarães, assim como o projeto social implementado no bairro das Enguardas.
A Gata na Praia, que não se realizava há três anos, não atingiu os números desejados pela estrutura, resultado num “ligeiro prejuízo” nas contas da AAUMinho.
Por seu turno, o Enterro da Gata foi “um sucesso” com duas noites esgotadas e lucro com a atividade determinante para investimentos entretanto realizados no decorrer de 2022.
O estudante fez questão de descatar o acordo alcançado entre a direção da Associação Académica da Universidade do Minho e os grupos culturais tendo em vista a respetiva instalação na futura sede da AAUMinho a construir no campus de Gualtar.
Joana Fraga, presidente adjunta da AAUMinho assinala a diferença “muito significativa” entre as contas de 2021 e 2022 devido à retoma da atividade a 100%. “Entrou e saiu muito mais dinheiro”, o saldo é de 115.647 euros”, revela, salvaguardando ainda assim que a liquidez não é constante “uma vez que muitos valores ainda não foram cobrados aos credores”.
“Não seguimos à risca os valores orçamentados, mas o balanço foi muito positivo, já que o resultado também foi positivo”, disse perante os alunos presentes na RGA a decorrer no campus de Gualtar, em Braga.
Conselho Fiscal e Jurisdicional dá luz verde às contas de 2022
O presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional, Pedro Antunes, deu nota positiva ao relatório da direção da AAUMinho. Os conselheiros analisaram previamente o documento, discutindo o mesmo em reunião com a direção anterior. O estudante considera que a direção da AAUMinho, de forma genérica, cumpriu com os objetivos propostos, sugerindo, no entanto, o acrescento de algumas notas informativas ao documento.
