UMinho coordena mestrado internacional sobre gestão de risco de infraestruturas

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho promove, esta quarta e quinta-feira, o workshop final do projeto NORISK Erasmus+, que visa preparar uma nova geração de técnicos com formação multidisciplinar em análise de riscos e gestão de infraestruturas. Na agenda destaca-se a apresentação do conteúdo do mestrado europeu em Avaliação e Gestão de Riscos de Infraestruturas Civis, em fase de acreditação, que é coordenado pela UMinho, a quem se junta a Universidade de Pádua (Itália), La Rochelle (França) e Politécnica da Catalunha (Espanha).

José Campos e Matos, coordenador do projeto, explica que em causa está “um programa Erasmus Masters Internacional, que congrega quatro instituições europeias, coordenadas pela Universidade do Minho, e que tem como objetivo que, num período de um ano, se consiga melhorar e ter mais gente com conhecimentos nos sistemas de risco e gestão de infraestruturas”.

Esta quarta e quinta-feira, o campus de Azurém prepara-se para acolher “um conjunto de académicos de todo o mundo, que têm trabalhado nestas áreas temáticas e que irão ser também, no futuro, associados deste programa internacional”. Entre eles, Alfred Strauss (Áustria), Michael Faber (Dinamarca), Rade Hajdin (Sérvia), Necati Catbas (EUA) e Yannis Xenidis (Grécia), além dos profissionais Hugo Patrício (Infraestruturas de Portugal), Manuel Gião, Abel Mota Campos (Grupo Casais), Kristian Milenov (ASDE Ecoregions) e Radko Radkov (Stalker Ltd.), previstos para o segundo dia.

“Vamos apresentar à comunidade em que consiste este mestrado internacional e também que resultados vão obter e como poderão aplica-los no futuro”, acrescentou o docente de Engenharia Civil.

O programa vai depois abordar exemplos de aplicação das ferramentas deste projeto, as fases do ciclo de gestão do risco ou as infraestruturas ao nível da gestão, resiliência e digitalização, entre outros aspetos.

José Campos e Mota referiu ainda que o objetivo “é colmatar as necessidades que foram identificadas nas empresas e nas associações com quem têm colaborado”.

O evento decorre no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, conta com 30 oradores de diversos países e tem entrada livre. A sessão de abertura do workshop é esta quarta-feira, às 9h00, com o presidente da Ordem dos Engenheiros Região Norte, Bento Aires, a vereadora do Urbanismo do Município de Guimarães, Ana Berkeley Cotter e, da parte da UMinho, a vice-reitora da Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, o diretor do Departamento de Engenharia Civil, Rui Ramos, e o coordenador do NORISK, José Campos e Matos.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv