Escolas de Braga pedalam pela leitura; Meta é superar os 15 mil quilómetros

Depois de uma paragem devido à pandemia, a iniciativa ‘Pedalar pela Leitura’ está de regresso. A Câmara de Braga é a responsável pelo projeto que segue para a terceira edição e cujo objetivo passa por promover o gosto pelos livros através do desporto.

Durante dois dias, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação de 12 escolas básicas do concelho vão ter à sua disposição seis bicicletas e a que somar mais quilómetros será contemplada com uma biblioteca.


O evento arranca nas EB 2/3 Dr. Francisco Sanches, Lamaçães, Frei Caetano Brandão, Nogueira, André Soares e Gualtar, a 17 e 18 de abril, e prossegue em Real, Palmeira, Cabreiros, Cávados, Celeirós e Santa Maria, a 20 e 21. Culmina no dia 24, no centro da cidade, com participantes dos estabelecimentos de ensino aderentes, que vão pedalar em conjunto. 


Na apresentação do ‘Pedalar pela Leitura’, que decorreu, esta sexta-feira, na Livraria Centésima Página, a vice-presidente da autarquia explicou que a ideia é “aliar a prática desportiva à cultura”. Sameiro Araújo alerta para a existência de “um défice muito grande de literacia nas crianças e jovens”, além de haver a necessidade de “combater a obesidade infantil”.


Além dos livros oferecidos à escola vencedora pela Porto Editora, o grupo ligado à educação e literatura poderá contemplar outros estabelecimentos de ensino, mediante o número de quilómetros somados. De acordo com um estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 61% dos portugueses não leram sequer um livro em 2020.


Fazendo menção a esses dados, a líder do departamento de Comunicação e Responsabilidade Social, Joana Branco, considera que é necessário “sensibilizar as pessoas para a leitura, pôr pés ou rodas a caminho e começar a pedalar”, no sentido de “contrariar” a tendência atual. Por outro lado, aponta para um cenário crescente relacionado com as redes sociais. “Os jovens começam a ler através das redes sociais, que não são tão más quanto isso. Têm um lado interessante, já que, de certa forma, está a puxar muitos jovens para a leitura”, assinala.


As bicicletas são disponibilizadas pela Decathlon. O responsável da empresa pela promoção da atividade física, Ivo Sousa, diz que o papel é “tornar o desporto acessível ao maior número de pessoas”. “Acho que é por aí que devemos começar, para que fique para a vida”, vinca.


O objetivo é ultrapassar os 15 mil quilómetros, que foram contabilizados na soma das duas primeiras edições, em 2018 e 2019. Para o futuro, o objetivo da Câmara de Braga é alargar o projeto ‘Pedalar pela Leitura’ ao ensino primário, já no próximo ano, e aos jardins de infância. 

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv