Hospital de Famalicão vai ter mais uma sala de partos e equipamentos renovados

O Centro Hospitalar do Médio Ave, em Famalicão, vai ter uma nova sala de partos. Segundo a edição de hoje do JN, apesar de não terem sido colocados reparos às estruturas existentes, pela direção executiva do SNS, até porque as instalações foram renovadas recentemente, o hospital decidiu criar mais uma sala de partos para atender mais grávidas ao mesmo tempo.
Além disso, segundo o administrador da unidade hospitalar, António Barbosa, os equipamentos vão ser renovados.
A modernização, que implica um investimento de 283 mil euros, acontecerá no âmbito do Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e estará concluída até ao final do ano. Já foi assegurada uma verba superior a 251 mil euros, sendo que os restantes cerca de 32 mil euros serão provenientes dos cofres municipais dos três concelhos servidos pela maternidade: Famalicão, Trofa e Santo Tirso.
Este investimento na atualização de equipamentos e na criação de mais uma sala de partos vem dar resposta às condicionantes impostas pela Direção Executiva do SNS para manter a maternidade aberta.
António Barbosa adiantou ainda ao JN que os equipamentos, como sistemas de monitorização do parto, unidades de reanimação e mobiliário diverso, serão “dos mais modernos” e permitirão a obtenção de “dados mais precisos e mais diversificados”. Além disso, a unidade famalicense do CHMA vai investir na formação dos profissionais de saúde em neonatologia que “já está em curso”.
Neste hospital, o ano passado, o número de partos aumentou 17% relativamente a 2021. O administrador prevê que o crescimento continue em 2023.
c/JN
