TUB registam aumento da procura em janeiro e fevereiro

A procura dos transportes urbanos em Braga, nos primeiros dois meses do ano, já superou os níveis de 2019. Em janeiro e fevereiro, os TUB transportaram, em cada mês, mais de um milhão de passageiros.

O administrador da empresa municipal, Teotónio dos Santos, adianta que o objetivo é ultrapassar, este ano, o número de passageiros transportados antes da pandemia, que foram “quase 12,5 milhões”.

“Encerramos o ano de 2022 com cerca de 90% da procura de 2019. Nos primeiros dois meses do ano de 2023, superamos um milhão de passageiros transportados e, no acumulado destes dois meses, superamos já ligeiramente o período homólogo de 2019”, adiantou em entrevista à RUM.

A linha mais procurada é a que liga o Minho Center ao Nova Arcada e a que liga as Camélias ao Hospital.

Teotónio dos Santos acredita que, “a par das medidas de redução tarifária e de melhoria do serviço, nas linhas e paragens”, a inflação está a levar mais bracarenses a optar pelo transporte público. “Cada vez há mais cidadãos a confiarem no nosso serviço, optando por uma mobilidade mais sustentável”, frisou.

Desde 1 de janeiro, os TUB reduziram o passe mensal de duas coroas de 30 para 28 euros e o passe de uma coroa passou de 18 para 14 euros. “Todos os outros tipos de título tiveram o desconto proporcional, porque o cálculo do valor é baseado no passe normal”, explicou ainda.O administrador lembra que, por exemplo, os estudantes universitários contam, em 2023, com um desconto de 50% e no próximo ano terão passe gratuito. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv