São esperadas 16 mil pessoas na 12ª Caminhada Solidária da AIA

A Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista (AIA) organiza mais uma caminhada solidária com o objetivo de angariar verbas para apoiar as famílias carenciadas com crianças autistas. A 12ª edição acontece a 16 de abril, pelas 10h00, na Avenida Central, em Braga, e será apadrinhada pelo antigo jogador do SC Braga, Alan Osório Silva.


A caminhada terá o mesmo percurso dos anos transatos, partindo e terminando na Avenida Central, passando pelas avenidas da Liberdade, João Paulo II e 31 de Janeiro. As inscrições abriram no dia 7 de março e já rondam as cinco mil.

Em 2022, o evento contou com 14 mil inscrições, este ano a organização espera atingir as 16 mil. Na apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Direção da AIA, Eduardo Ribeiro, mostrou-se “preocupado” com o aumento de casos de autismo nos últimos anos e salientou a importância da iniciativa para a “sustentabilidade financeira da instituição”, “uma vez que as terapias e consultas não têm o apoio do Estado”.

 

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destaca o trabalho desenvolvido pela associação ao longo dos anos. “É uma instituição muito singular pela relevância do trabalho que realiza e pelo público-alvo com que lida no seu dia-a-dia”, refere o edil, lamentando a falta de apoio do Estado que “não olha para esta realidade com outros olhos e não a valoriza de forma distinta”.

“Estas consultas não são comparticipadas e portanto, como muitas vezes acontece, aquilo que todos coletivamente estamos a fazer é substituir-se ao Estado naquilo que deveria ser também a sua responsabilidade”, aponta, sublinhando a importância destas alternativas e a solidariedade “notável” dos bracarenses. 


Também na apresentação, Alan Osório Silva mostrou-se “orgulhoso” por fazer parte desta causa e apelou à participação.

Os bilhetes custam dois euros e meio e podem ser adquiridos na sede da AIA e nos supermercados Pingo Doce. O kit inclui uma t-shirt, um saco pintado pelos alunos do 1º ciclo do concelho, uma pulseira, uma garrafa de água e uma maçã.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv