Lista A quer discutir propinas, alojamento e RJIES no Conselho Geral

A presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, como vem sendo hábito dos líderes da estrutura, é candidata a representante dos estudantes no Conselho Geral, o órgão máximo da academia.

A encabeçar a lista A, que tem como lema “reafirmar os estudantes”, Margarida Isaías é acompanhada por Joana Fraga, Ana Nunes e Luís Guedes.

“Enquanto representante dos estudantes, acho que faz todo sentido estar presente no Conselho Geral, onde se discutem muitos temas de extrema importância para a Universidade de Minho. Além disso, acho que o contributo que eu posso dar também é bastante pertinente e importante, porque trabalho, todos os dias,  os diferentes temas relacionados com os estudantes e com a Universidade”, justificou.

A campanha eleitoral decorre até 20 de março e, até lá, a lista A prepara-se para apresentar os temas que pretende ver discutidos neste órgão, desde “propinas, alojamento, melhoria das condições nas residências ou a revisão do RJIES (Regime Jurídico das instituições de Ensino Superior)”

“Apesar de ser um órgão muito importante, é um órgão que é muito desconhecido da maioria dos estudantes da Universidade do Minho”, afirmou Margarida Isaías.

A lista A pretende dividir a campanha em formato presencial e online, para clarificar a importância do Conselho Geral, uma vez que, segundo a presidente da AAUMinho, “há muito desconhecimento até sobre o facto de estudantes estarem presentes neste órgão”. Além disso, querem dar a conhecer aos colegas quem são e o que pretendem acrescentar ao Conselho Geral.

Entre os primeiros quatro membros contam-se três mulheres e Margarida Isaías considera um grupo “representativo das diferentes escolas, dos diferentes campus, das diferentes áreas e alguns presentes de núcleos”. “No máximo, são quatro o número de efetivos, mas acho que os suplentes serão na mesma parte da discussão e decisões”, garante a estudante de Medicina.

Na corrida está ainda a lista B, encabeçada por Miguel Martins.

O ato eleitoral para escolher os quatro representantes está agendado para 22 de março, uma quarta-feira, através da plataforma eVotUM. A tomada de posse dos novos representantes dos estudantes no Conselho Geral da UMinho deverá acontecer a 5 de maio, data prevista para a primeira reunião do órgão, após as eleições.


c/Vanessa Batista

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv