Dia Internacional da Mulher: Braga recebe marcha feminista

Esta quarta-feira é assinalado o Dia Internacional da Mulher. Em Braga, como em vários outros distritos do país, está prevista uma marcha pelos direitos do sexo feminino.
Pelas 15h30, está prevista uma oficina de cartazes, junto ao Prometeu, no campus de Gualtar da Universidade do Minho. Depois da criatividade ter sido posta à prova, será daqui que os manifestantes irão rumar à Avenida Central pelas 17h00.
Segue-se, pelas 18h00, a Marcha pelo Dia Internacional da Mulher que irá percorrer a Rua dos Capelistas, Rua Eça de Queirós, passará junto ao Jardim de Santa Bárbara, Praça do Município, Rua da Misericórdia, Rua do Souto até à Avenida Central, com paragem no Coreto, onde será lido o manifesto nacional da Rede 8M e comunicadas as reivindicações das organizações que apoiam a iniciativa.
A RUM conversou com Alícia Wiedemann, da Rede 8M, que frisou a premência de “não esquecer as conquistas alcançadas, mas também ter a consciência de que há muito a fazer”. No final da ação, o microfone estará aberto a todas as mulheres que pretendam partilhar as suas histórias, receios e reivindicações.
As persistentes diferenças salariais entre homens e mulheres, assim como a falta de reconhecimento da violência obstétrica, violência doméstica e sexual, privação do acesso ao aborto e marginalização das profissionais do sexo que não têm direitos reconhecidos são algumas das lutas prioritárias da Rede 8M.
