gnration integra Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

O gnration integra a primeira lista de equipamentos culturais creditados pela recém-criada Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). O anúncio foi feito, esta quarta-feira, pelo espaço bracarense, com base na decisão da Direção Geral das Artes – DGArtes, entidade designada para coordenar o processo de adesão.

Faz parte da primeira lista dos equipamentos/espaços da RPAC, constituída por 58 entidades que dinamizam 66 espaços de fruição e criação artística no âmbito da arte contemporânea, assegurando ampla cobertura do território nacional.

 

A adesão à RPAC foi realizada de forma voluntária e sob o compromisso da empresa municipal Teatro Circo de Braga, EM, S.A., entidade gestora deste equipamento cultural, de promover atividades de valorização e dinamização da arte contemporânea, uma programação cultural própria e atividades de mediação de públicos.

A integração na rede permitirá ainda ao gnration candidatar-se “a linhas de apoio destinadas a projetos de coorganização e circulação de exposições, de mediação e de formação, que em 2023 tem o valor de dois milhões de euros”, segundo avança a DGArtes.

Ouvido pela RUM, Luís Fernandes, diretor artístico diz que é “uma validação do trabalho feito na área da promoção de arte contemporânea, em particular aquela que se relaciona com a tecnologia, enquanto elemento central”. “Para nós, sendo uma estrutura não de uma das grandes cidades portuguesas, vemos com

bons olhos a criação desta rede, que pode aproximar as práticas de algumas instituições que, no nosso caso, na verdade, com muitas delas já trabalhávamos, mas ainda assim, formalizar isto em rede parece-nos ótimo”, explica.

O programador enaltece ainda as possibilidades de financiamento, abrindo “uma série de perspetivas importantes”.

A RPAC tem por objetivo valorizar e ampliar o acesso e a divulgação da arte contemporânea produzida em território nacional, promover o trabalho em rede, contribuir para aumentar as práticas de descentralização estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas visuais.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv