UMinho dá as boas-vindas a 154 estudantes internacionais

A Universidade do Minho deu as boas-vindas a 154 estudantes internacionais de 22 países, esta sexta-feira, no campus de Azurém, em Guimarães. A maioria chega de Itália (28) e Brasil (25), sendo de destacar a presença de alunos do Japão (1), Bósnia e Herzegovina (1) e Tunísia (1). Durante o segundo semestre muitos vão frequentar o curso Português Língua Estrangeira do Babelium.
Esta manhã, foi dedicada às apresentações dos serviços da instituição, Associação Académica da Universidade do Minho, projeto ´Tutorias por Pares`, assim como grupos culturais e modalidades desportivas. De acordo com a vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, esta é também uma oportunidade para um primeiro contacto entre alunos, de modo a promover a socialização entre todos de forma lúdica, visto que da parte da tarde visitaram o centro da cidade berço.
O número de estudantes de primeiro e segundo ciclos interessados em rumar à UMinho tem vindo a aumentar. Neste sentido, a academia irá marcar presença em diversas feiras a nível internacional, nomeadamente, no Salão do Estudante, em São Paulo e no Rio de Janeiro, no Brasil.
Dos 154, aproximadamente, 50 vão ficar hospedados nas residências da UMinho nas cidades de Braga e Guimarães, ou seja, a grande maioria, de acordo com a diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves, acaba por procurar soluções no setor privado, visto que existe uma limitação do número de camas nas residências. A responsável frisa que “praticamente todas as vagas” que foram disponibilizadas em alojamentos estudantis foram preenchidas por alunos de mobilidade.
O que procuram os estudantes de Erasmus na UMinho e em Portugal?
Mancoba Knowledge Mndzebele, chega da África do Sul, com o intuito de terminar o segundo PHD, desta vez em Economia. “Sempre quis viver na Europa”, revela aos microfones da RUM. “Eu escolhi a Universidade do Minho por causa das condições que proporcionam na área. No futuro quero fazer parte de algumas das atividades desportivas que promovem”, adianta.
Esta é também a primeira vez de Xia Turtós Palau, em Portugal. Natural de Barcelona, a estudante de Ciências da Comunicação colocou a UMinho como primeira opção. Os campi assim como a cultura portuguesa foram alguns dos pontos que lhe chamaram mais à atenção. Espera no final desta experiência ter aprendido um pouco de português.
Já Ana Isabel Ferreira, pode dizer-se que está em casa. Filha de emigrantes, em França, decidiu ter uma experiência Erasmus na UMinho e simultaneamente estar mais próxima das suas origens. Interessada em marketing, espera ao longo do semestre melhorar o seu português. Não descarta uma experiência nas tunas da instituição.
