República Francesa distingue professora da UMinho, Maria de Jesus Cabral

A Professora da UMinho, Maria de Jesus Cabral é esta quarta-feira agraciada pela República Francesa. A distinção “Chevalier dans l’Ordre des Palmes Académiques”, decorrerá, pelas 17h30, na Embaixada de França, em Lisboa, e é entregue a membros da comunidade educativa que prestaram serviços eminentes à cultura francesa.
A professora da UMinho é defensora da educação plurilingue e multicultural. À RUM, não esconde o orgulho pelo título que se prepara para receber. Refere que é o “reconhecimento de um percurso que foi marcado por um envolvimento contínuo em relação à cultura francesa”. “Honrada” com esta distinção, a investigadora assume que, ao longo do tempo, o trabalho realizado exigiu um envolvimento “pessoal e associativo”, uma vez que foi responsável, a par de outros docentes, pela criação da Associação Portuguesa de Estudos Franceses, que “fez muito em prol da língua, da cultura, dos estudos, da investigação e ensino dos estudos franceses a nível das universidades portuguesas”, assinalou.
Maria de Jesus Cabral leciona na Área de Estudos Francófonos e Italianos, do Departamento de Estudos Românicos, e é membro do grupo de investigação Identidades e Intermedialidades do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). A Docente diz também que é um momento “feliz” que pode servir de incentivo para quem se dedica à investigação. “Mostra que vale a pena trabalhar e investir, mesmo que não saibamos exatamente qual vai ser o resultado imediato e pragmático. Este prémio também é um incentivo para investigadores, jovens e menos jovens, e para as pessoas que têm dedicado a sua vida à investigação e, muitas vezes, infelizmente, em condições bastante precárias”, fez questão de referir.
A investigadora hoje distinguida centra ainda os estudos na literatura e cultura de língua francesa dos séculos XIX e XX, em especial numa perspetiva comparada (literatura francesa, belga e portuguesa) e com incidência na poética do teatro e da leitura.
