AAUMinho: Competências transversais devem ser valorizadas no ingresso no ensino superior

A presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) defende uma avaliação das competências transversais dos estudantes para o ingresso no ensino superior.
Recorde-se que esta segunda-feira, o Ministro da Educação, João Costa, anunciou as novas condições de conclusão do ensino secundário que irão entrar em vigor no próximo ano. Os alunos serão abrangidos pelo modelo de três exames obrigatórios, com o de Português obrigatório para todos os cursos do ensino secundário, e com escolha dos outros dois exames em disciplinas que tenham frequentado, e que podem não ser necessariamente do seu curso científico, no âmbito da flexibilidade de percursos escolares que agora é permitida aos alunos.
Os alunos que entrarem para o 10.º ano no próximo ano letivo, começam a ter o novo modelo na totalidade, o que significa que, no cálculo da sua média final do ensino secundário, as diferentes disciplinas que frequentaram vão ter uma ponderação diferenciada consoante sejam disciplinas de três, dois ou apenas um ano.
Aos microfones da RUM, Margarida Isaías considera estas medidas “justas”, contudo, está a faltar, no seu entender, a “valorização das competências de cada aluno”. Para a líder estudantil este é um modelo que continua a trazer “alguma subjetividade”.
A presidente da AAUMinho vai marcar presença, esta sexta-feira, na sessão de apresentação das
A líder estudantil avança à Universitária que, esta sexta-feira, irá participar na apresentação das novas regras para o ingresso no ensino superior. A apresentação estará ao cargo do Secretário de Estado do Ensino Superior pelas 15h00, no Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra. Durante a sessão, os representantes estudantis serão convidados a partilhar as suas reflexões e perspetivas sobre as mesmas.
