Liga Portuguesa Contra o Cancro está há 10 anos ao serviço dos bracarenses

A Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora, em maio, 10 anos de existência.
Ao longo de uma década o número de voluntários mais do que duplicou, passando de 10 para 25, e já foram apoiados mais de 650 doentes oncológicos. Para assinalar a data, a delegação vai promover iniciativa ao longo do ano.
Este mês, no próximo dia 15, será inaugurada exposição sobre o Cancro Pediátrico, em parceria com o Instituto Português de Oncologia (IPO) e o Hospital de S. João. No dia seguinte, terá início a intervenção em grupo para mulheres sobrevivente de cancro de mama, denominada “Tire esse peso do peito”. O mês conta ainda com a conferência “A realidade do Cancro: O que é? Qual o impacto?”.
Em março, a delegação bracarense vai celebrar o Dia Internacional da Mulher, com iniciativas, entre a 6 a 10. Carla Ribeiro, psicóloga da Liga, destaca a sessão informativa, em parceria com o Banco de Portugal, sobre literacia financeira, para ajudar as famílias a gerir orçamentos, e a tertúlia “Sexualidade e Cancro- ao encontro da Intimidade”. Ao longo do ano, a delegação vai levar às escolas uma Biblioteca Humana, com o objetivo de promover cuidados de saúde.
Em abril, destaque para a intervenção em grupo “Cuidar de Mim para Cuidar do Outro” para pais com filhos com doença oncológica, a decorrer no dia 19.
Maio é o mês por excelência das celebrações do 10.º aniversário da instituição. No dia 12, as portas da sede, na Rua Dom Afonso Henriques, abrem-se à população e no dia seguinte, dia do aniversário, será promovido um jantar solidário, “pretende angariar fundos para continuar a missão da Liga”.
Os direitos dos doentes oncológicos e os apoios disponíveis serão o mote para a palestra, agendada para 14 de junho.
Setembro é o mês da sensibilização para o cancro pediátrico e, no dia 20, inaugura a exposição “O Cancro pelo olhar das crianças”. Outubro passa de dourado a rosa, e é altura de sensibilizar para o cancro da mama. No dia 13, realiza-se a conferência “Cancro e o Oculto- mitos e verdades” e, no dia 21, o concerto solidário, com as verbas a reverterem para a delegação de Braga da LPCC.
Os cuidadores estarão em destaque no mês de novembro, com uma sessão programada para o dia 5. As celebrações terminam com a venda solidária de Natal, na primeira semana de dezembro.
