AAUMinho empenhada em encontrar soluções para os problemas das residências

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) está empenhada em encontrar soluções, a curto e longo prazo, para os problemas das residências de Braga e Guimarães. A RUM conversou com a presidente da AAUMinho, que garantiu que a associação está em constante contacto com as Comissões de Residentes e os Serviços de Ação Social para garantir soluções para os problemas já levantados. Infiltrações e segurança são as principais queixas dos alunos que, no último ano, viram os preços aumentar entre os 7 e os 30 euros para bolseiros e não bolseiros, respetivamente.
Margarida Isaías realça a necessidade de pressionar a reitoria e os SASUM para a existência de um Plano para Reabilitar as Residências de Braga e Guimarães. “Há residências que de facto não têm as condições necessárias para habitarem lá estudantes, por isso, é urgente criar um plano”, afirma.
Contudo, a líder estudantil refere que algumas questões apontadas no abaixo assinado já foram resolvidas, nomeadamente, a questão da falta de água quente em alguns blocos. Está em curso um concurso público para a aquisição dos mini frigoríficos e microondas que, segundo a RUM conseguiu apurar junto da administradora dos SASUM, deverão ser instalados em meados de fevereiro.
Quanto aos colchões, Margarida Isaías avança à RUM que está previsto um plano para entre 2023 e 2026 instalar 150 colchões por ano, sendo que em 2022 foram comprados 90. A dirigente frisa que este é “um primeiro passo” para solucionar o problema, porém é essencial aumentar o número de aquisições já em 2023.
Ao que a RUM conseguiu apurar o problema das fechaduras nos blocos D e E da residência de Santa Tecla não foi resolvido. Ou seja, continua o clima de insegurança junto dos residentes.
No início de janeiro, a líder estudantil, na época recém-empossada, visitou com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e a nova administradora dos SASUM, Alexandra Seixas, a residência de Azurém.
Esta sexta-feira está prevista uma reunião com a administradora, um dos assuntos prioritários será a criação de um espaço de refeições neste equipamento.
