Guimarães quer ser um exemplo nacional no incremento da prática desportiva 

O Município de Guimarães quer ser um exemplo a nível nacional no que toca ao incremento da prática regular de atividade física. Segundo o Eurobarómetro, Portugal está na cauda da europa no que toca à prática desportiva. 74% da população portuguesa não pratica ou raramente pratica atividades desportivas ou físicas contra 60% da média europeia.

Nélson Felgueiras, vereador com o pelouro do desporto na Câmara de Guimarães, acredita que os vimaranenses estão acima da média nacional. Contudo, em março, através do estudo levado a cabo pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores, denominado “Hábitos Desportivos de Guimarães”, haverá uma melhor perceção sobre a matéria.

A autarquia pretende auscultar, assim como em 2013, os vimaranenses de modo a perceber o que os faria ser mais ativos, sendo que em dezembro será apresentada a Estratégia Municipal de Promoção da Atividade Física. Para isso será criado um Observatório do Desporto. A primeira reunião está agendada para maio.

A sessão que teve lugar no Multiusos da cidade contou com a presença de Amadeu Portilha, vereador da Câmara Municipal de Guimarães com o pelouro do desporto entre 2009 e 2017, que frisou a necessidade de dar resposta às exigências dos novos tempos. Dez anos depois, recorda o trabalho feito e que originou a criação de parques verdes e ciclovias por todo o concelho. “Dez em cada três portugueses não praticam desporto, sendo que destes três apenas um pratica desporto federado. A autarquia tem de olhar para os sete que não são ativos”, reforça.

O primeiro evento deste programa, que terá uma iniciativa por mês com a exceção de agosto, acontece já em fevereiro com a publicação de um podcast “Memória do Futuro. A História do desporto em Guimarães”, no canal de Youtube da Tempo Livre e da Câmara Municipal.

Abril chega com uma nova roupagem do “Liberdade para Descolar”, um evento que envolve cerca de 5.000 crianças com idades entre os 6 e os 10 anos. A ideia é desafiar os participantes a realizar provas motoras com o intuito de promover a prática de atividade física regular.

Em junho é a vez do Guimarães Ativa!, iniciativa ambiciosa que pretende realizar aulas de atividade física em freguesias do concelho, abertas à população geral.

Para julho está previsto o Congresso Internacional “Sustentabilidade no Desporto” que contará com a intervenção de diversos especialistas nacionais e internacionais.

Setembro será o mês da solidariedade através de uma caminhada. A segunda edição desta iniciativa pretende enquadrar uma caminhada de celebração do 10º aniversário da Cidade Europeia do Desporto.

Em outubro, Guimarães dinamiza as Jornadas temáticas “Vida Feliz”, evento que se pretende constituir como uma oportunidade de reunião, partilha de experiências e boas práticas, entre técnicos, utentes e entidades que se dedicam à prestação de serviços conducentes à melhoria do bem-estar, saúde e qualidade de vida da população sénior.

Com novembro virá a apresentação da edição atualizada do livro “A História do Desporto em Guimarães”.

Passado, presente e futuro são os focos das celebrações que, uma vez por mês, pretendem não só evocar a memória da CED2013 como recuperar o entusiasmo em torno da prática desportiva e projetar o futuro até 2030.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv