2022 foi “o melhor ano de sempre” para o Theatro Gil Vicente

No ano em que assinalou 120 anos de existência, o Theatro Gil Vicente, reaberto em 2013, registou os melhores resultados desde a reabertura, tanto em número de espetáculos como em taxas de ocupação.
Numa nota enviada à RUM, a casa de espetáculos detalha que acolheu 252 iniciativas, das quais 43 foram realizadas no âmbito do programa “fora de portas”, desde produções próprias, coproduções, espetáculos, residências e instalações artísticas, conferências, exibições cinematográficas, exposições e sessões de serviços educativos. Os registos apontam para a participação de 25.782 pessoas neste conjunto de eventos realizados durante o ano de 2022, valor que “corresponde a uma taxa de ocupação de 65,5% ultrapassando em 6% a melhor taxa verificada até agora”.
No que respeita ao Serviço Educativo do Teatro – direcionado aos públicos do pré-escolar, ensino básico e ensino secundário – foram promovidos 29 espetáculos a que corresponderam 53 sessões.
A mesma nota realça que “grande parte da dinâmica registada ao longo do último ano incidiu na realização de espetáculos com a participação de artistas barcelenses, numa estratégia vocacionada para a promoção dos agentes culturais locais. Simultaneamente, o Theatro Gil Vicente tem procurado apresentar uma programação de grande diversidade cultural, cruzando espetáculos de artistas consagrados com outros protagonizados por artistas emergentes”.
Além disso, o balanço registado, tanto em número espetáculos como de espetadores, “reflete também o retorno do financiamento obtido pela candidatura do Município à programação da DGArtes para o quadriénio 2022-2025 e do apoio à modernização técnica do teatro financiada pelo PRR”, esclarece a mesma nota.
