Conflito de interesses no Ambiente. Hugo Pires vendeu empresa a lobby do lixo

Há mais um eventual conflito de interesses a envolver um membro do Governo. Desta vez, trata-se do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires.

O jornal ´Nascer do Sol` avança, na edição desta sexta-feira, que o socialista vendeu, em 2021, a CRIAT – Arquitetura & Reabilitação Urbana – a uma empresa agrícola detida por duas irmãs: Lucinda Isabel Guimarães Gomes Marques e Adelaide Sofia Guimarães Gomes Marques, que são sócias do grupo Semural. Recorde-se que a empresa em questão importa resíduos perigosos e está envolvida na polémica relativa ao aterro sanitário de Valongo.

Hugo Pires terá também assinado um parecer sobre resíduos urbanos no mesmo mês em que vendeu a empresa. O socialista será ainda detentor de uma outra empresa especializada em investimentos imobiliários.


Em resposta ao ´Sol`, o candidato socialista à Câmara de Braga em 2021 e agora secretário de Estado do Ambiente, diz não ter nada a declarar e sublinha que não há qualquer conflito de interesses. Também o gabinete de Duarte Cordeiro saiu em defesa do secretário de Estado ao dizer que atualmente não tem qualquer participação em empresas.

O Ministério afirma que Hugo Pires “vendeu a empresa CRIAT a 19 de maio de 2021, altura em que não previa ser honrado com o convite para assumir o cargo de Secretário de Estado do Ambiente”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv