Programa incluiR+ anima férias de natal de quase trinta crianças

Teatro, artes plásticas, música e expressão dramática são algumas das atividades que vão animar quase trinta crianças nesta pausa letiva. O novo programa de férias ‘incluIR+’ arrancou esta semana, na EB2/3 André Soares, com diversas atividades asseguradas pela CEA – Cooperativa de Ensino Artístico.
O programa foi criado a pensar numa resposta educativa e social que satisfaça as necessidades das crianças no período de férias. Trata-se de um projeto piloto que pretende proporcionar uma ocupação lúdico-pedagógica dos tempos livres destinado a crianças com idades entre os 6 e os 15 anos – no caso das crianças e jovens com necessidades específicas até aos 18 anos.
Esta quarta-feira, a escola recebeu a visita da vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, que destacou o “excelente plano de atividades” para estas férias de natal. Na terça-feira, as crianças receberam a visita da PSP com os cães, que, segundo Carla Sepúlveda, “foi a delícia das crianças”. Na tarde desta quarta-feira está prevista a leitura de contos pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. O projeto conta ainda atividades pela Quinta Pedagógica, pelos Bombeiros Sapadores e também algumas desportivas.
Das 29 crianças inscritas, 18 têm necessidades específicas. Apesar da polémica em torno deste tema, reforçada com as críticas da oposição, Carla Sepúlveda fala de “um trabalho muito delicado”. “Estamos convencidos que está a ser um trabalho gratificante para todas as crianças e acredito que vai ser um sucesso”, considera. Na próxima pausa letiva, na Páscoa, o programa ‘incluIR+’ deverá rumar até ao Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, “para não sobrecarregar o mesmo agrupamento”.
Carla Sepúlveda destaca ainda o corpo técnico que acompanha os participantes, tal como o apoio dos Agrupamentos de Escolas e do ACES Braga. “Temos uma equipa sensível e munida de conhecimento técnico, pedagógico e didático e este programa de férias só foi possível graças ao imprescindível apoio dos diretores de Agrupamento das nossas escolas. O ACES Braga foi também um parceiro fundamental em todo o trabalho de preparação e formação das equipas”, conclui.
