Municípios portugueses com melhor presença na internet distinguidos esta terça-feira

A Universidade do Minho (UMinho), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV) apresentam esta terça-feira, a partir das 17h00, na Galeria do Paço – Reitoria da UMinho, os resultados da 11ª edição do IPIC – Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais.
O programa, que conta com vários oradores e dezenas de responsáveis de autarquias de todo o país, inclui a atribuição de diplomas às câmaras municipais classificadas nas dez primeiras posições no índice global, bem como em quatro categorias: tipo e atualização de conteúdos; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online; e participação.
Em entrevista à RUM, Luís Amaral, coordenador científico do Gávea – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, fala de um “evento muito ansiado e participado”. O vice-Reitor para a Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa dá ainda conta da importância da iniciativa que ordena as 308 câmaras nacionais. “Permite-lhes melhorarem a qualidade da sua presença na internet, verem onde estão bem e onde estão menos bem”, considera.
O evento conta com as intervenções do presidente da AMA, João Dias, por videoconferência, da equipa do projeto IPIC (Delfina Sá Soares, Luís Amaral, Mariana Lameiras e Luís Miguel Ferreira) e do diretor para a Transição Digital do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), João Nuno Oliveira.
