Guimarães distinguido com Selo de Qualidade dos Serviços de Resíduos

O Município de Guimarães, representando pela vereadora Sofia Ferreira, recebeu, esta sexta-feira, o Selo de Qualidade dos Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos 2022, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e pelo jornal Água&Ambiente. A cerimónia aconteceu no encerramento do 16º Fórum Resíduos, em Lisboa.
A iniciativa visa distinguir e divulgar entidades de referência em Portugal Continental – este ano foram 15 – relativamente à prestação dos serviços de gestão de resíduos urbanos. Apresenta como indicadores a reciclagem de resíduos de recolha seletiva, acessibilidade do serviço, resposta a reclamações e cobertura de gastos.
De acordo com o comunicado enviado pela autarquia, “o plano de recolha de resíduos implementado em Guimarães corresponde a cerca de 40% de todo o lixo produzido, através do projeto RRRCICLO, que é uma estratégia global do concelho”.
“Pretende contribuir para transformar os modelos lineares de produção e consumo, para modelos circulares de partilha, reutilização, reparação e reciclagem de materiais e produtos existentes, com a inerente redução do desperdício”, acrescenta.
