Tiago Gil Oliveira estuda o cérebro para potenciar “diagnóstico mais preciso” do Alzheimer

Tentar perceber por que razão certas regiões do cérebro são mais suscetíveis à doença de Alzheimer. Este foi o mote da investigação de Tiago Gil Oliveira, do Instituto de Investigação em​ Ciências da Vida e Saúde da Escola da Medicina da Universidade do Minho, que lhe valeu o Prémio Pfizer 2022.

A equipa do neurorradiologista confirmou, através da análise de exames de ressonância magnética feitos ao cérebro de doentes, que a região temporal medial, onde está localizado o hipocampo, estrutura dedicada à memória e à aprendizagem, é a mais afetada na doença de Alzheimer e na tauopatia primária relacionada com a idade, ambas formas de demência.

Em entrevista à RUM, o investigador explica que as duas condições degenerativas foram comparadas com recurso à análise anatomopatológica de doentes falecidos. “Quisemos identificar os doentes que fizeram ressonâncias magnéticas cerebrais, depois perceber as diferenças ao nível da imagiologia dentro destas duas condições e, com isto, tentar ter um conjunto de assinaturas imagiológicas que nos permita melhorar o diagnóstico”, detalha.

Outro dos objetivos passava por “diferenciar a doença de Alzheimer de outras condições neuropatológicas” e “melhorar o encaminhamento dos doentes para estratégias terapêuticas dirigidas”.

Além do “reconhecimento” e da “motivação extra” associados ao prémio, que tem um montante de 30 mil euros, Tiago Gil Oliveira considera que “abre a porta a novos projetos”. A investigação na área das doenças neurodegenerativas vai continuar. O próximo passo é conseguir “um mapeamento do cérebro mais detalhado para conseguir um diagnóstico mais preciso”. 


“Queremos ter métodos automatizados, com a colaboração de um neurorradiologista, e que possam ser usados por qualquer médico na prática clínica”, avança.


Tiago Gil Oliveira venceu o Prémio Pfizer na categoria de investigação clínica e o imunologista Henrique Veiga-Fernandes, da Fundação Champalimaud, na área da investigação básica. Os galardões são entregues, esta quarta-feira, às 18h, numa cerimónia que decorre no Teatro Thalia, em Lisboa.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv