CMB revê valor base da empreitada do Túnel da Avenida da Liberdade

Autarquia vai lançar novo concurso público. Valor base de 4.6ME é insuficiente e afasta empresas do projeto de requalificação.

A Câmara Municipal de Braga (CMB) vai rever o valor base da empreitada para o Túnel da Avenida da Liberdade depois de nenhuma empresa avançar para a intensão de desenvolver a obra por um valor igual ou inferior ao do concurso público lançado, ou seja, 4.6Milhões de Euros.

À margem da reunião de executivo desta segunda-feira, a oposição voltou a criticar os serviços da autarquia, considerando que esta revisão resultará num atraso que se poderia ter evitado. O vereador socialista Artur Feio fala em “laxismo”, já que três dos cinco concorrentes que surgiram apresentarem uma proposta com um valor médio “superior cerca de meio milhão ao projeto base”. “Já temos alertado para o facto de os concursos serem lançadas com algum laxismo pela câmara de Braga. Aqui fica muito patente. Não é normal. É preciso que o valor base fique mais próximo da realidade”, argumentou.

Câmara afasta cenário de atrasos significativos no arranque da empreitada


Ricardo Rio, autarca local, lembra que estas situações não se verificam apenas na Câmara Municipal de Braga, mas em todo o país, assumindo que no novo concurso, o valor base possa ser superior cerca de meio milhão de euros. “O empolar do valor das obras tem levado muitos concursos públicos a ficarem desertos. Naturalmente que a solução é rever preços e lançar um novo procedimento”, respondeu. Face às propostas submetidas que por força do valor não são ilegíveis, o valor a mais deverá rondar “cerca de quinhentos ou seiscentos mil euros a mais”, reconheceu.

Ainda no decorrer da discussão, os vereadores socialistas levantaram dúvidas quanto ao atraso do arranque da obra com o lançamento do novo concurso. A vereadora com a pasta das obras municipais, Olga Pereira, lembrou que se trata apenas de uma alteração do preço base, considerando que “não há motivo para que não se iniciem os trabalhos em meados de fevereiro”.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv