Organização espera “casa cheia” para assistir ao Famalicão Dança

O Famalicão Dança realiza-se este sábado no Pavilhão Municipal. O evento dinamizado pela Gindança contempla o Campeonato do Mundo de Juniores 2 Open em 10 Danças e a 6ª e última prova do Circuito Nacional de Dança Desportiva em latinas e standard.
Todos os anos, a academia famalicense candidata-se a receber provas internacionais. Desta vez, na oitava edição, surgiu a possibilidade de acolher uma nova competição. Em entrevista no programa RUM(O) Desportivo, Rita Almeida, antiga dançarina e uma das responsáveis do evento, explica que receber um campeonato desta dimensão é “um sinal de que a Federação Mundial de Dança Desportiva vê na Gindança uma excelente organizadora”.
O Campeonato do Mundo de Juniores 2 Open em 10 Danças conta com a presença de 40 pares, um por país. No caso de Portugal, os representantes são Tomás Gomes e Gabriela Teixeira, atletas da Gindança.
A famalicense de 14 anos não esconde que é “especial” competir na cidade natal, garantindo que está pronta para “representar o país da melhor maneira”. Já o dançarino de 15 anos, também originário de Famalicão, assume o objetivo de “passar o máximo de fases possível”, embora admita que “talvez o primeiro lugar seja um pouco arrojado”.
As provas arrancam às 10h e terminam às 24h. Rita Almeida, que encerrou a carreira no Famalicão Dança 2021, tal como o par Sérgio Costa, prevê “casa cheia”. “À volta da pista, estamos a falar de cerca de 65 mesas, com seis pessoas cada. A bancada tem capacidade para 800 espetadores e aí costumamos esgotar a lotação”, refere.
