BPB acolhe Livros com RUM ao vivo sobre obras de Agustina Bessa-Luís

Este sábado, o Livros com RUM sai dos estúdios para mais uma edição ao vivo, e esta semana dedicada às celebrações do centenário de Agustina Bessa-Luís. A vida e obra da autora que completaria cem anos, em outubto passado, vai ser discutida na Biblioteca Pública de Braga (BpB), numa conversa moderada por António Ferreira que senta à mesma mesa duas académicas: Isabel Ponce de Leão e Maria do Carmo Mendes.


António Ferreira afasta a ideia de que a sessão deste sábado possa ser uma homenagem paralela. “Para aqueles que nos cheguem desde o início, percebem que temos uma paixão explícita, dita mais do que uma vez que consideramos a Agustina realmente a grande escritora, a grande romancista da literatura portuguesa da segunda metade do séc. XX e XXI”, começa por afiançar. Assinalando que “A ronda da noite” é o grande livro deste século XXI, “o Livros com RUM tem o dever de homenagear a grande romancista”.

Sobre as convidadas para o programa deste sábado, o autor do Livros com RUM explica que Isabel Ponce de Leão, da UP, vai falar sobre “cinema, as obras de Agustina que deram origem a filmes”, com destaque para os filmes realizados por Manoel de Oliveira. Da UMinho, é convidada Maria do Carmo Mendes, “uma das especialistas na obra de Agustina”. António Ferreira realça um livro de ensaios editado pela docente da UMinho, em 2016, “Labirinto de Letras”. “Esse livrinho é precioso para quem quiser mergulhar na obra de Agustina. Está lá tudo!”.

Este sábado é possível assistir à gravação do programa da RUM, na Biblioteca Pública de Braga, a partir das 15h30.

O autor do programa e mentor deste ciclo de conversas considera e ‘assina por baixo’ a afirmação de António José Saraiva, há uns anos: “a par de Fernando Pessoa, Agustina foi o outro milagre da literatura portuguesa do século XX”.

A homenagem da Universitária não ficará apenas por este evento, prevendo-se mais duas sessões especiais dedicadas à efeméride.

Agustina Bessa-Luís nasceu em Amarante, a 15 de outubro de 1922. Ao longo da sua vida, e até se fixar no Porto, residiu em vários concelhos e geografias do Norte de Portugal. Morreu a 3 de junho de 2019, com 96 anos.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv