“O desafio é tornar a inovação social um eixo das próprias universidades”

Durante três dias, Guimarães foi palco da reunião anual do Santander Group. A cidade berço acolheu pessoas de 37 universidades de 25 países de diferentes partes do mundo, que, entre palestras, workshops e uma conferência discutiram o papel das universidades ao nível da inovação social.
Fundado em 1989, o Santander Group pretende promover a excelência universitária em educação e investigação, através da partilha de experiências das 48 instituições que integram. Um dos pontos altos foi a Conferência da Think Tank Academy, que decorreu no Teatro Jordão.
Para o reitor da UMinho, este “é um fórum em que as universidades podem partilhar as suas experiências e lançar bases para projetos comuns”, este ano dedicado a um tema “particularmente importante”. O desafio é, no entender de Rui Vieira de Castro, “tornar a inovação social um eixo de organização e ação das próprias universidades, assegurando impacto na esfera social do que resulta da sua atividade”. “Isso consegue-se através dos projetos de ensino, projetos de investigação e a partir de projetos de colaboração com outras entidades”, acrescentou.
Arnim Heinemann, presidente do SGroup, aponta a UMinho como “um membro muito ativo”, que está “integrada em muitos projetos e atividades”. “É muito importante que nossos membros estejam ativos, porque esta rede só funciona se houver realmente membros ativos”, acrescentou.
O vereador da Cultura na Câmara de Guimarães, Paulo Silva, diz ser muito importante ter “estas redes no território, pelo reconhecimento que é possível fazer da cidade”. “É importante a partir daqui discutir estratégias de evolução do ensino superior e colaborações internacionais que permitam à UMinho, além do sue trabalho de excelência, que o possa fazer cada vez mais de forma internacional, com as melhores práticas à escala global, que permitam alavancar esse trabalho do ensino superior que é feito nesta região”, frisou o autarca.
Além disso, “permite projetar a cidade, dar a conhecer as estratégias de desenvolvimento e o estilo de vida, para que levem este cartão de visita, possam voltar e trazer outras pessoas também”. Terminou hoje, em Guimarães, a reunião anual do Grupo Santander, que, em 2023, vai realizar-se na Universidade de Cantabria, em Espanha.
