Festival ‘Nova Arcada Braga Blues’ regressa com Ana Bacalhau,The Animals e Doug Macleod

O Festival ‘Nova Arcada Braga Blues’ está de regresso com 17 eventos até 12 de novembro. Após a edição de verão, o programa de outono conta com artistas locais, nacionais e internacionais com concertos espalhados por vários locais da cidade.
O festival arranca este domingo, às 17h00, no Cineplace Nova Arcada, com o habitual evento ‘Vamos Falar de Blues’ que este ano tem como convidado Paulo Gonzo, “um dos grandes impulsionadores do blues em Portugal, senão o pioneiro com a ‘Go Grall Blues Band’”, considera Budda Guedes, programador. “Este evento coloca um artista pop nacional a falar e exemplificar a importância do blues na sua música, na sua vida, na sua carreira. É uma entrevista/concerto onde vamos estar a falar, mas também a elucidar a conversa com música”, explica.
No dia 9 de novembro, pelas 21h30, o Altice Forum Braga recebe a ‘Portuguese Blues Reunion com Budda Guedes & Ana Bacalhau’, “vamos tocar algumas versões de Nina Simone, Beatles, Jeff Buckley, entre outros”. No dia seguinte, à mesma hora e no mesmo espaço, é a vez da banda britânica ‘The Animals’ subir ao palco. “Uma banda incrivelmente histórica, que vem pela primeira vez a Braga para um concerto memorável”, considera.
O festival encerra a 12 de novembro com um concerto duplo no Theatro Circo, pelas 21h30. A primeira parte da noite está a cargo “do maior nome do blues acústico mundial”, Doug Macleod, e a segunda de Wax & Boogie Feat. Drew Davies, “a maior banda de Boogie Woogie da Europa com um convidado especialíssimo que vem abrilhantar o espetáculo”.
Sobre esta edição Budda Guedes revela estar com “grandes expectativas”. “Estamos muito focados em colocar Braga no mapa do mundo do blues e fazer de Braga a capital do blues nacional”, sublinha.
A 5.ª edição conta ainda com concertos a cargo de Mississippi Gumbo, The Michael Lauren Trio, Remo Cavallini & Friends, We Rhythm & Blues, Ster Wax & David Giorcell, bem como workshops e conversas sobre este estilo musical. Destaca-se também a iniciativa ‘O Blues vai à escola’, onde um quarteto vai exemplificar ao vivo como esta música se faz em tempo real e explicar as origens do género.
Mais informações aqui.
