Instituto Cidade de Guimarães inaugurado ainda em 2022 no AvePark

Presidente da Câmara de Guimarães avançou ainda que o supercomputador vai ser instalado primeiro no campus de Azurém, sendo, depois, transferido para o AvePark.

Depois de ter visto a sua apresentação pública adiada, em junho, o Instituto Cidade de Guimarães vai ser inaugurado ainda este ano. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, esta quinta-feira, à margem da reunião do executivo, que decorreu no AvePark.

O projeto foi aprovado pela Comissão Europeia em 2017 e conta com um investimento de 100 milhões de euros, sendo coordenado pela UMinho. Domingos Braga diz que há partes deste Centro de Excelência Europeu em Medicina Regenerativa e de Precisão que “já estão a funcionar”. “É um pormenor de abastecimento de energia, é só isso que está a atrasar, e depende da Universidade essa contratação”, explicou o autarca, a propósito do atraso na inauguração.

Domingos Bragança adiantou ainda que o Supercomputador vai ser instalado temporariamente no campus de Azurém da Universidade do Minho, sendo, depois, transferido para o Ave Park. O edifício “já foi entregue à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que lidera este processo”, anunciou Bragança, que já deu a conhecer o projeto à ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, que “ficou muito satisfeita com o investimento”.

“O projeto está a ser desenvolvido, poderá demorar um ano. A UMinho e a FCT não querem esperar esse tempo e vão instalar o supercomputador no campus de Azurém e, depois, transferem-no para o Ave Park, porque o projeto não é só a máquina da supercomputação, é também a comunidade energética para o alimentar, que tem que ser neutra”, explicou o presidente do município.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
UMinho I&D
NO AR UMinho I&D A seguir: Livros com RUM às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv