Pedro Sousa assume ambição de ser candidato à Câmara de Braga em 2025

O novo presidente da Comissão Política Concelhia do PS Braga admite estar bem preparado para assumir a responsabilidade de ser o candidato, mas garante que o processo será amplamente debatido na comissão política.

O novo presidente da comissão política concelhia do PS Braga, Pedro Sousa, assume, em entrevista à RUM, que se sente “o militante melhor preparado” para ser o candidato à Câmara Municipal de Braga em 2025, ainda que considere que o processo de escolha deva ser amplamente debatido e resultado de uma auscultação prévia bem definida.

Na última noite, no Campus Verbal, o socialista afirmou que o processo de escolha não está fechado defendendo, por isso, um estudo alargado para que o partido se certifique que “faz a escolha acertada”.

Sem rodeios, assume que Hugo Pires não reúne as qualidades necessárias para se recandidatar ainda que respeite a decisão dos militantes, se entenderem que deve ser recandidato. “Não é uma metodologia que tenha já fechada na minha cabeça, queremos discutir, queremos partir pedra, queremos ouvir toda a gente na comissão política onde estão hoje representadas todas as sensibilidades do partido. E, após esse processo, se porventura o meu nome se colocar como aquele que dá melhores garantias de poder disputar a Câmara para ganhar, obviamente que sim. Mal seria que o líder do Partido Socialista se recusasse”, revelou.

Um processo de primárias, um processo de diretas aberto a cidadãos e não apenas aos militantes é outra das sugestões. Certo é que o novo líder do PS Braga não tem dúvidas: está melhor preparado que Hugo Pires para ser candidato à Câmara de Braga em 2025. 

“Não sinto problema de nenhuma espécie. Acho que politicamente sou muito melhor preparado, acho que tenho um conhecimento de terreno muito maior”, respondeu. Sousa vai mais longe e, mesmo defendendo que sejam auscultados e integrados independentes num estudo que o PS de Braga vai considerar “para ter a certeza que escolhe bem”, assume que se não se sentisse dentro do PS o melhor militante e mais capaz, não se teria sequer candidatado à liderança do partido.

“Sim, eu e o Hugo Pires não somos amigos. Na política não temos todos que ser amigos”.


Questionado como será a sua relação com o atual líder da oposição no executivo municipal, o também militante Hugo Pires, Pedro Sousa reconheceu que não há uma amizade entre os dois, ainda que considere que esse não seja um fator impeditivo para o trabalho que é necessário fazer a partir de agora. 

“Sim, eu e o Hugo Pires não somos amigos. Na política não temos todos que ser amigos, temos é que nos tratar com respeito. Acho que nos últimos anos tem faltado respeito dentro da casa do PS de Braga e aquilo que queremos agora é iniciar uma era com respeito”, acrescentou.


Ambos não afastam a ideia de serem candidatos pelo PS à Câmara Municipal de Braga em 2025. Hugo Pires foi candidato em 2021 e perdeu e é atualmente deputado na Assembleia da República, responsabilidade que optou por assumir em detrimento da liderança do PS local e Pedro Sousa não esconde que está disposto a ver o PS retomar uma tradição. “Essa foi uma tradição que se perdeu nos últimos anos do PS Braga, e que se perdeu mal, porque o PS ganhou sempre eleições com o presidente da comissão política do partido, que é quem marca o ritmo, quem pensa a política e quem aponta o caminho, a ser também o candidato à câmara. Em 2014 Hugo Pires ganhou a comissão política com o objetivo de ser candidato à câmara em 2017, entretanto foi para Lisboa e não cumpriu esse desiderato. Em 2017 era líder o Artur Feio e também cumpriu esse desiderato. Da minha parte não”, recordou quando questionado sobre a possibilidade de ser “retomada a tradição” de apresentar como candidato autárquico o líder local do partido.


OUVIR ENTREVISTA COMPLETA

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
MundoMix
NO AR MundoMix A seguir: Connected às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv