Braga cria Banco Alimentar Animal e promove adoções a partir da Quinta Pedagógica

O concelho de Braga passou a ter um Banco Alimentar Animal. A iniciativa da Câmara Municipal foi apresentada, esta terça-feira, na Quinta Pedagógica, no âmbito do Dia do Animal.
A recolha é feita pela Quinta Pedagógica, que fica encarregue de fazer a distribuição por cinco associações: ABRA – Associação Bracarense dos Amigos dos Animais, Abandoned Pets, BRAGATOS – Associação de Protecção Animal, Abrigo da Luna – Associação de Proteção e Adoção de Animais sem Lar e Associação Saquetas de Rua.
Os primeiros bens foram doados hoje, resultado de uma angariação realizada pelo Núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas, durante a Abertura Regional do Ano Escutista, no dia 24 de setembro. Altino Bessa, vereador com o pelouro da Política Animal, explica que esta é “mais uma forma de apoiar as associações locais, que no terreno alimentam muitos animais errantes e que fazem esterilizações”.
Outro dos projetos apresentados na Quinta Pedagógica foi a criação de uma casa de gatos, no sentido de promover a adoção de animais de uma forma “mais visível”. “A ideia é que as associações e o canil municipal disponibilizem alternadamente dois gatos, que estarão durante duas/três semanas nesta casa para serem adotados pelos nossos visitantes”, complementa Altino Bessa.
Ao longo do dia, a Quinta Pedagógica desenvolveu atividades de sensibilização contra o abandono de animais de companhia, contando com a presença da escola Nortdog, que realizou uma sessão de adestramento de cães. Durante esta semana, o espaço bracarense vai organizar uma série de iniciativas para cerca de 300 crianças de escolas do concelho.
