Natação consegue duas nomeações para ‘Atleta Masculino do Ano’ da UMinho

Tomás Lopes, Rafael Simões, Tiago Alves, Paulo Pereira e José Silva estão nomeados para o prémio ‘Atleta Masculino do Ano 2022’ da Universidade do Minho. Os nomes foram anunciados, esta quinta-feira, pelos serviços de ação social, que organiza a Gala do Desporto, esta segunda-feira, às 18h30, no Salão Medieval da Reitoria.
Na natação há dois candidatos. Tomás Lopes, estudante da licenciatura em Engenharia Mecânica, arrecadou a medalha de ouro individual no Campeonato Nacional Universitário 2022, em piscina curta, nos 50m, 100m e 4x50m livres, e nos 200m livres, em piscina longa. Alcançou ainda, em piscina longa, a prata nos 100m mariposa, e o bronze nos 4x50m livres e em termos coletivos.
Já Rafael Simões, de Medicina, venceu, em piscina curta, nos 50m e 100m bruços e nos 4x50m livres e, em piscina longa, os 50m e 100m bruços. Em piscina longa obteve ainda a prata nos 100m mariposa e o bronze nos 4x50m livres e a nível coletivo.
No taekwondo, Tiago Alves, de Engenharia Informática, foi campeão nacional universitário e amealhou o bronze no Europeu Universitário. Os mesmos feitos foram alcançados por José Silva, estudante de Marketing, na modalidade de andebol. Já Paulo Pereira, de Engenharia Mecânica, subiu ao lugar mais alto do pódio na prova nacional de karting.
Para esta distinção foram considerados os seguintes parâmetros: currículo desportivo no ano letivo respetivo, o desempenho académico do estudante-atleta e as participações internacionais universitárias.
Na corrida aos galardões de 2022 estão 20 personalidades, cinco nomeados em cada uma das categorias a concurso. Depois de ‘Treinador do Ano’ e ‘Atleta Masculino do Ano’, falta conhecer os candidatos a ‘Atleta Feminino do Ano’ e ‘Atleta Percurso Desportivo’.
