Academia Sénior de Braga arranca com duas centenas de pessoas

Arrancou, esta segunda-feira, a Academia Sénior de Braga com duas turmas com cerca de 200 participantes. O projeto, que vai decorrer entre os meses de setembro e junho, tem como objetivo combater o isolamento social e promover o envelhecimento ativo.
“As expectativas são as melhores e as maiores”, sublinha Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga. “Aquilo que pretendemos é dar melhor qualidade de vida aos nossos seniores”, destaca. A vereadora dá conta da grande procura verificada e perspetiva o crescimento de turmas no próximo ano. “Tivemos uma grande afluência e temos bastantes interessados em lista de espera, mas em vez de abrirmos mais turmas vamos ver como corre este ano. No próximo, em vez de termos duas de cada disciplina, teremos as que forem necessárias”, indica.
A nova aposta do Município visa proporcionar à população sénior um aumento da qualidade de vida, através da estimulação intelectual e física, com a criação de novos interesses a nível social e cultural. Até junho do próximo ano serão ministradas várias disciplinas, como História e Cultura de Braga, Inteligência Emocional, Dança e Viver o Campo. Para Sameiro Araújo este projeto “vem dar resposta a uma faixa etária que demonstra ainda muita ânsia em aprender”.
A sede do projeto será nas antigas instalações do Banco Local de Voluntariado, na Rua Frei Caetano Brandão, local onde, juntamente com o Museu dos Biscainhos, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, irá receber as aulas teóricas. Já a componente prática irá decorrer no Estádio 1º de Maio, nas instalações dos parceiros Leroy Merlin e Braga Dança, na Quinta Pedagógica de Braga e em diversos locais da Cidade.
