Eurodeputado do PCP pede para “acelerar” construção de residências universitárias

João Pimenta Lopes salienta a necessidade de Portugal “mobilizar rapidamente recursos” para combater a falta de alojamento estudantil. Esse foi um dos temas abordados, esta quarta-feira, numa sessão de contacto com alunos da Universidade do Minho.

Além do orçamento nacional, o comunista alerta, em declarações à RUM, para a importância de utilizar “fundos comunitários” no sentido de “acelerar o processo de construção de residências”.

De acordo com o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, serão investidos 375 milhões de euros na criação de 15 mil camas. A Universidade do Minho vai dispor do edifício da antiga Fábrica Confiança, em Braga, contemplada com 786, e da escola de Santa Luzia, em Guimarães, 150.

Noutra perspetiva, mostrando-se preocupado com o preço dos quartos, João Pimenta Lopes refere que o Governo “não se pode demitir da possibilidade de intervir no mercado especulativo”. “Uma aluna de Bragança dizia que estava a pagar 250 euros por mês. Num quadro em que se tem assistido a um aumento brutal do custo de vida, estamos perante uma situação de desregulação do mercado de habitação”, exemplifica.


A necessidade de uma ligação ferroviária entre Braga e Guimarães também foi abordada pelo eurodeputado. Além de “facilitar a mobilidade dos estudantes”, nota, “contribui para a descarbonização”. Nesse capítulo defende a gratuitidade dos transportes para os alunos universitários.


Os dois eurodeputados do PCP, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, promovem uma jornada de trabalho no distrito de Braga até sexta-feira. O território minhoto é o primeiro a ser visitado pelos comunistas, que vão percorrer o resto do país nas próximas semanas.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv