Maternidade de Famalicão em risco de fechar com reorganização da rede

O documento já estará concluído e em breve chegará às mãos do novo ministro da saúde, avança esta sexta-feira a Rádio Renascença.

A maternidade de Famalicão pode estar em risco de fechar, de acordo com a Rádio Renascença que teve acesso ao documento sobre a reorganização da rede de urgências de obstetrícia e blocos de partos. A proposta dos peritos vai ser entregue ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, logo que o mesmo tenha disponibilidade.

A estratégia passa pela concentração de serviços e fecho de unidades. O critério não passa apenas pelo número de partos, mas também pelas acessibilidades das populações e as distâncias das maternidades.


A maternidade de Famalicão é uma das que pode estar em risco. Faz menos de mil partos por ano e está a cerca de 30 quilómetros da Póvoa do Varzim (com mais de 1.200 partos por ano) e a pouco mais de 40 de Matosinhos onde o hospital Pedro Hispano é até a grande exceção nível nacional: numa altura em que a redução de partos no serviço público é transversal a todo o país ali o número de partos aumentou.

c/Rádio Renascença

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Sérgio Xavier às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv