Ministra do Ensino Superior defende alternativas de integração positivas

Elvira Fortunato enviou uma carta às associações e federações académicas e às instituições do ensino superior condenando a praxe e defendendo medidas de integração relacionadas com desporto e cultura.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, alertou esta terça-feira as associações e federações estudantis para a necessidade de acolherem os novos alunos com atividades de integração “positivas”, apelando em simultâneo para o combate a “práticas de integração humilhantes e abusivas”, numa clara referência às praxes académicas.

A carta dirigida às associações académicas insere-se no âmbito do arranque do novo ano letivo 2022/2023.

Elvira Fortunato sugere a “promoção do conhecimento, da ciência, da cultura e da cidadania” e apela à construção de um “ambiente académico inclusivo, inspirador e seguro”.

O apelo é também dirigido aos reitores e às suas instituições de ensino superior para que “façam tudo no sentido de combater as praxes académicas, as quais, na sua maioria, têm por base, injustamente, a defesa da preservação de tradições académicas”. “Digo injustamente, porque a História mostra que essas tradições não defendem o aviltamento do ser humano, mas sim a sua valorização e desenvolvimento”, pode ler-se no comunicado.

Ministra sugere atividades de acolhimento centradas no desporto, na cultura e ciência ao longo do ano letivo


Reconhecendo o papel determinante das associações de estudantes e das instituições de ensino superior na redução do número de denúncias relativas à realização de atividades de praxe violentas e abusivas, através de mecanismos preventivos ao nível local, a Ministra anuncia o lançamento, em breve, de um conjunto de “apoios à realização de atividades alternativas às praxes académicas, incentivando a criação de novas iniciativas de acolhimento centradas no desporto, na cultura e ciência e a desenvolver ao longo do ano letivo”.

Entre as iniciativas em preparação, a Ministra destaca o programa de promoção de sucesso e redução de abandono escolar e iniciativas para apoiar a capacidade das instituições de ensino superior na promoção da saúde mental, relembrando que se mantém em funcionamento a linha de apoio para denúncias de praxes abusivas (linha direta pelo número 213 126 111 ou pelo endereço de email praxesabusivas@dges.gov.pt). 

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv