‘Missão NERD’ aterra no Hospital de Braga para descomplicar a ciência

Cerca de uma dezena de crianças internadas no Hospital de Braga e as respetivas famílias fizeram parte por uma manhã da ‘Missão NERD’, cujo objetivo é simplificar a ciência. A iniciativa dinamizada por investigadores do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia realizou-se, esta quinta-feira, no serviço de Pediatria.

Perfurar um balão sem o rebentar foi uma das atividades apresentadas. Para o demonstrar inseriu-se uma agulha junto à boca do balão, em que a cadeia de polímeros que forma a borracha está menos comprimida. Nas zonas mais esticadas, como existe maior tensão e não há espaço para que a agulha penetre entre as moléculas, explode.

A coordenadora do projeto, Elisabete Fernandes, explica que é “muito fácil fazer o paralelismo com aspetos sociais”. “Podemos olhar para o espírito de equipa e a cooperação por causa das moléculas de um polímero. Usamos esta experiência para ressaltar a importância das conexões e das ligações entre os seres humanos”, concretiza.

Criado em 2017, o projeto que se divide entre Portugal e Espanha e que junta cerca de 60 investigadores tem como principal objetivo “humanizar o conhecimento”, através da desconstrução de estereótipos, como “a imagem que as pessoas têm do cientista que está confinado ao laboratório”.

Do lado do Hospital de Braga, a diretora do serviço de Pediatria, Almerinda Barroso Pereira, destaca as vertentes “lúdica e formativa” da iniciativa. “A brincar vão ensinando as crianças”, acrescenta.


Também presente na atividade, o presidente do conselho de administração, João Porfírio Oliveira, considera que existe um duplo benefício: levar as crianças “a quererem ser algo diferente”, no futuro, e “a perder o medo do hospital”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv