“Livros com RUM”. Os autores portugueses a (re)descobrir este verão

O autor do programa “Livros com RUM”, António Ferreira, sugere seis obras de escritores portugueses que deve encontrar tempo, este verão, para ler. Uma oportunidade de conhecer ou redescobrir o que de melhor se faz na literatura portuguesa. As sugestões passam por uma nova biografia que está a dar que falar, um policial à portuguesa, passando pela poesia e pelo romance.

Em homenagem a um dos mais importantes nomes da literatura do século XXI, Ana Luísa Amaral, que faleceu recentemente, o especialista sugere “Ágora”, uma das últimas obras da escritora. Acompanhado de “belíssimas ilustrações renascentistas”, este é um livro ainda muito atual, visto que retrata a problemática dos refugiados que, também nos dias de hoje, tentam atravessar as águas do Mediterrâneo.

Para os apaixonados por romances, António Ferreira convida a descobrir a obra de Susana Piedade. Com apenas três livros publicados, “Três mulheres no Beiral”, finalista do Prémio LeYa, em 2021, é a aposta. O problema da habitação e a solidão dos mais velhos são alguns dos problemas da sociedade abordados nesta obra. “O lugar das coisas perdidas”, sobre a violência de todos os tipos sob as crianças, é outros dos livros que convenceu António Ferreira.

Outro dos romances em destaque é “Cadernos de Água”, de João Reis. O nome dispensa apresentações, sendo uma referência para a nova geração. As cerca de 280 páginas da obra são, no fundo, o diário de uma refugiada que descreve o seu dia-a-dia na companhia da filha e longe do marido.

“Até ao fim”, um dos últimos trabalhos de Vergílio Ferreira, que conta com monólogo de um pai durante o velório do filho é outra das apostas do especialista literário da RUM. Para os amantes de biografias, António Ferreira recomenda o mais recente trabalho de Richard Zenith sobre Fernando Pessoa que esteve entre os livros finalistas do Prémio Pulitzer.

Além dos romances, António Ferreira recomenda um policial. “Morte no estádio”, de Francisco José Viegas, parte da morte de um jogador do FC Porto. A mulher, a amante, o amante da amante ou outras figuras, quem terá assassinado o futebolista.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv